Controle cada gota de
combustível de sua frota.

SAAF: seguro e eficaz no controle de abastecimentos.

SAAF
CONHEÇA ALGUMAS DAS VANTAGENS:

Economize

Adquirir o sistema SAAF é fazer um investimento em segurança, agilidade e organização que resulta numa economia que garante uma excelente relação custo/benefício.

Ganhe tempo

Com o SAAF todo o processo de abastecimento incluindo leitura do abastecimento, identificação do veículo e leitura do hodômetro e horímetro pode ser feita rapidamente de forma automática.

Evite Fraudes

Cada gota do seu combustível terá o destino correto através de um sistema completo e seguro de automação anti-fraude desenvolvido com tecnologia IONICS.

Administre Melhor

Gere relatórios que, além de fundamentais para o controle diário das operações, também irão apoiá-lo na tomada de decisões estratégicas relacionadas ao seu negócio.


Entenda como uma solução avançada pode ser simples.

O SAAF (Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas) garante economia e segurança porque controla com precisão todo combustível consumido. O sistema facilita e comanda toda a operação de forma ágil e precisa onde, em poucos passos, é capaz de validar, monitorar e registrar os abastecimentos, sejam eles na pista ou no comboio.

Abaixo você pode ter uma visão geral passo-a-passo do abastecimento com SAAF.
Os passos podem variar dependo do nível de solução adquirido. Para conhecer as diferenças leia também a sessão Níveis de Solução SAAF.

PASSO-A-PASSO

Pista


Passo 1

Pista - Passo 1

Motorista estaciona ao lado da bomba e solicita abastecimento

Passo 2

Pista - Passo 2

O operador identifica o motorista e a si mesmo no micro terminal via cartão ou ID e insere sua senha.

Passo 3

Pista - Passo 3

O Bico Automatizado é posicionado pelo operador na entrada do tanque e identifica o veículo através da leitura do DIV (Dispositivo Identificador de Veículo).

Passo 4

Pista - Passo 4

O Módulo TX instalado no veículo, capta de forma automática a informação do hodômetro ou horimêtro e envia através de rádio frequência para a Base 2.4GHz.

Passo 5

Pista - Passo 5

Com o abastecimento autorizado, o fluxo de combustível é liberado pelo controle de acionamento de bombas e o Operador inicia o abastecimento.

Finalização

Ao final, o abastecimento é registrado no SAAF ficando as informações disponíveis para consulta através dos relatórios.

PASSO-A-PASSO

Comboio


Passo 1

Comboio - Passo 1

O motorista estaciona ao lado do caminhão comboio.

Passo 2

Comboio - Passo 2

O Bico Automátizado é posicionado pelo operador na entrada do tanque e o veículo é identificado através da leitura do DIV.

Passo 3

Comboio - Passo 3

Os dados para liberação do abastecimento são inseridos no terminal de comboio.

Passo 4

Comboio - Passo 4

O terminal de comboio faz a leitura automática do hodômetro e horímetro do veículo enviados via radiofrequência pelo seu Módulo TX.

Passo 5

Comboio - Passo 5

Com o abastecimento autorizado o fluxo de combustível é liberado.

Finalização

Ao final, os dados registrados no abastecimento são impressos no ticket.

O SAAF para o seu negócio

Com os diferentes escopos você escolhe o quanto pretende automatizar seus abastecimentos adquirindo a solução ideal de acordo com a sua necessidade.

SAAF Escopo 1

Solução SAAF com identificação manual do Frentista e do Veículo

Neste primeiro nível de solução SAAF é possível realizar o registro automático de volumes abastecidos, identificar veículos, bem como frentistas/motoristas via senha e/ou cartão com código de barras. O reconhecimento dos veículos e motoristas é feito através de uma senha numérica e/ou cartão com código de barras em um micro terminal disposto próximo à bomba de abastecimento.

SAAF Escopo 2

Solução SAAF com identificação automatizada do Veículo

Neste segundo nível de solução é possível realizar a identificação automática dos veículos através de um DIV (Dispositivo Identificador de Veículos). Os DIVS são dispositivos fixados no interior da boca do tanque de combustível de cada veículo que, por sua vez, é reconhecido pelo Bico Especial LDIV.

SAAF Escopo 3

Solução completa SAAF com identificação automatizada do Veículo e Telemetria

Neste terceiro nível de solução é possível realizar a identificação automática de veículos, além de obter a leitura automática dos hodômetros/horímetros através do sistema de Telemetria, garantindo informações mais confiáveis e seguras.


Terminal

Comboio

Independente da solução SAAF ser escopo 1, 2 ou 3, adicionalmente às funcionalidades do SAAF na pista de abastecimento e na retaguarda, a IONICS desenvolveu o Terminal Comboio, equipamento instalado em caminhões comboios, os que levam combustíveis para o campo, onde estão veículos e máquinas precisando ser abastecidos.

Além de controlar e garantir o consumo de dados e abastecimento do veículo/máquina automaticamente, o Terminal Comboio também é utilizado para obter e armazenar vários outros dados inseridos no mesmo durante a parada (pit stop). Já foi constatada uma redução do tempo de pit stop da ordem de 35%. Contingencialmente, o abastecimento também pode ser liberado através do teclado, via configuração.




Flexibilidade para atender vários segmentos


foto foto foto foto

Muitos são os segmentos do mercado que possuem frota (própria e/ou terceirizada) de veículos e/ou máquinas na operação e que já usufruem das vantagens e benefícios disponibilizados pelo Terminal Comboio da IONICS. Destes segmentos, destacamos:


  • Usinas de açúcar e álcool
  • Fazendas em geral, que possuem uma frota
  • Construtoras, em seus canteiros de obras, quer seja construindo estradas, hidroelétricas, pontes, estádios, aeroportos, portos, etc.
  • Pavimentadoras
  • Concreteiras
  • Mineradoras
  • Reciclagem de lixo
  • Distribuidoras em geral
  • Empresas de ônibus
  • Cooperativas de taxi
  • Transportadoras
  • Prefeituras
  • Órgãos públicos em geral

Preparado para condições adversas


foto foto foto foto

Construído para operar em ambientes hostis, 24 horas por dia, o Terminal Comboio é seguro, ágil com os dados e robusto. Segue algumas características técnicas do Terminal:


  • Módulo GPRS:
    • Permite coletar dados de abastecimento em tempo real, usando a rede GPRS
    • Possui suporte com as principais operadoras de telefonia móvel do mercado
    • Permite uso de duplo SIM CARD, o que possibilita contingência caso hão haja sinal de uma determinada operadora em locais específicos
  • Possui display digital de precisão
  • Permite identificação via teclado da atividade, do implemento, do lote, do operador e a inclusão de dados referentes a sulcos e calibragem de pneus, dentre outros dados configuráveis em função das necessidades do gestor
  • Ao retornar a central de abastecimento (posto) todas as operações registradas em campo no Terminal Comboio são exportadas para a base do sistema SAAF através de memória removível (pen drive), GPRS ou wireless
  • Possibilita a leitura automática de hodômetros ou horímetros via rádio 2.4 Ghz
  • Possui impressora acoplada ao Terminal para impressão de tickets em papel de bobina
  • Possui interface compatível com leitores de códigos de barras
  • Memória para mais de 10.000 abastecimentos

Tudo isso 100% integrado aos abastecimentos realizados no posto fixo, garantindo um controle geral de toda a operação de abastecimento da frota.


Adquira o SAAF

Controle com excelência sua frota. Clique em mais informações, preencha o formulário e nós entraremos em contato.