4 dicas para garantir qualidade no abastecimento

Published On: 13 de março de 2018Por
COMPARTILHE

Quando os serviços de abastecimento na frota são mais rápidos, o gestor consegue agilizar sua operação logística e facilitar o trabalho de sua equipe de motoristas, de modo que os prazos sejam mais facilmente cumpridos. No entanto, para de fato otimizar o trabalho de uma frota, deve-se, além de investir na agilização do abastecimento, fazer um monitoramento e um registro, para que se tenha controle e efetivamente se mantenha a qualidade no abastecimento.

Pensando nisso, elaboramos 4 dicas para agilizar o abastecimento que você pode usar para otimizar o trabalho de sua frota. Confira a seguir!

1 – Treine bem seus motoristas

É importante que a empresa treine seus motoristas a partir de padrões de conduta e processos bem definidos. Dessa forma, eles saberão como proceder diante de situações corriqueiras com mais rapidez. Eles saberão qual o entendimento do gestor e serão capazes de contornar situações difíceis com muito mais dinâmica e proatividade.

Gastando menos combustível em cada operação, a médio prazo será possível diminuir a quantidade de abastecimentos, de modo a economizar tempo e gerar maior qualidade no abastecimento.

2 – Facilite os canais de comunicação

Hoje em dia, existem várias maneiras para que a comunicação seja feita entre os motoristas e os funcionários que estão na base ou nos centros de distribuição, bem como com o gestor que está à frente das decisões mais importantes sobre a frota. Implementando-se uma solução de comunicação que seja através do celular, do rádio ou da Internet, os motoristas poderão entrar em contato em tempo real com as pessoas responsáveis pelas deliberações da empresa diante de dúvidas em relação ao abastecimento e problemas afins nas operações à distância, o que é um fator importante para agilizar o abastecimento.

3 – Tenha contratos com fornecedores de combustíveis

Fazer um contrato com fornecedores de combustíveis de confiança é um ótimo meio de agilizar e garantir a qualidade no abastecimento porque assegura um preço melhor do combustível, além de um combustível confiável. É importante que o gestor confie nos fornecedores porque, afinal, não é só o preço final do produto que irá impactar nas finanças da empresa, mas também sua qualidade que irá refletir de modo direto na vida útil das peças automotivas e nos níveis de desempenho dos veículos.

4 – Utilize um Sistema Automatizado de Abastecimento

O bom acesso às informações é uma das chaves para uma gestão de frota eficaz e mais sólida. Se um sistema de GPS, por exemplo, é uma solução importante para otimizar a circulação dos carros da frota – porque encontra as melhores rotas e monitora os trajetos realizados pelos veículos a cada operação -, um sistema automatizado é a melhor ideia para otimizar as operações de abastecimento.

ionics

Um sistema como esse pode gerar relatórios para seu controle diário, o que ajuda o gestor a controlar os gastos – que podem representar boa parte dos custos com sua logística. Além disso, esse tipo de sistema permite que o gestor possa organizar a leitura de todos os abastecimentos da frota e realizar a liberação de futuros a partir de uma central de controle.

Seguindo todas essas dicas, você vai conseguir garantir mais qualidade ao abastecimento de sua frota de forma simples, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

investimentos para a frota5 investimentos para a frota essenciais
crescimento agrícolaCrescimento agrícola: como aproveitar o bom momento do setor no Brasil?

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo