Como aumentar a agilidade no abastecimento de frota

Published On: 14 de janeiro de 2019Por
COMPARTILHE

Imagine um sistema que lhe permita controlar cada gota de combustível de sua frota. Um sistema seguro e econômico, que é capaz de validar, monitorar e registrar abastecimentos de veículos, mesmo que eles estejam no campo. Tudo isso é possível por meio do uso do SAAF – Sistema Automatizado de Abastecimentos de Frotas. Com essa solução, você garante agilidade no abastecimento, já que todos os passos do processo – identificação do veículo, abastecimento e leitura do hodômetro e horímetro -, são realizados de maneira totalmente automática.

Esta mesma automação ajuda o sistema a ser antifraudes, já que todo o destino do combustível é imediatamente registrado: os dados salvos pelo SAAF podem auxiliar a monitorar sua frota e te ajudar a tomar decisões estratégicas relativas à sua empresa. Quer entender mais sobre como esse sistema automatizado pode te ajudar a agilizar os processos da sua frota? Então continue lendo!

Entenda o SAAF

O SAAF é uma solução simples que exige poucas adaptações em sua frota: em geral, cada veículo precisa apenas portar um Dispositivo Identificador do Veículo (DIV), localizado dentro do tanque para identificação e um módulo TX, caso seja de interesse da empresa controlar a produtividade através de dados do hodômetro e horímetro.

Com esses equipamentos, o processo flui de maneira bem simples: o motorista precisa apenas se aproximar da bomba e solicitar o abastecimento. Ele é identificado pelo operador em um terminal com o auxílio de um cartão ou identidade e senha. Feito isso, o operador irá posicionar o bico automatizado da bomba perto do DIV e aguardar a autorização. Com o “ok” do sistema, o operador inicia o abastecimento do veículo acionando as bombas. Em poucos minutos o veículo estará com o tanque cheio e todo o registro do processo estará disponível em relatórios do SAAF.

Caso o veículo não porte um DIV, o fluxo de abastecimento é bloqueado, evitando desvios e operações indevidas. Essa modalidade traz muito mais segurança principalmente para os abastecimentos realizados em campo, onde geralmente não há uma capacidade de supervisão tão intensiva pela quantidade de veículos e de operações ao longo do dia.

Escolha a solução ideal

Embora os princípios do SAAF sejam os mesmos, o sistema tem a capacidade de se moldar de acordo com as necessidades de cada frota. É possível encontrar planos mais simples e baratos, com identificação manual do frentista e motorista; soluções com o processo automatizado de abastecimento e serviços completos, em que os hodômetros e horímetros são monitorados por meio de um sistema de telemetria, garantindo a coleta de dados mais segura e precisa.

Além disso, a tecnologia SAAF também pode ser embarcada em um posto móvel, como em um caminhão comboio, para atender empresas que precisam realizar o abastecimento em campo — seja em uma construção, fazenda, mineradora ou estacionamento de ônibus. Ou seja, o SAAF que pode ir até a sua frota onde quer que ela esteja e entregar um abastecimento ágil, seguro e totalmente monitorável.

máquinas agrícolasTenha controle de combustível em máquinas agrícolas para maior eficiência
logistica na industriaSoluções para logística na indústria aceleram produtividade

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo