Como otimizar a segurança da frota?

Published On: 1 de março de 2018Por
COMPARTILHE

O gestor de frotas deve primar não só pelo bom desempenho de seus serviços , mas também pela segurança de sua frota. Afinal, quando falta segurança, isso pode trazer reflexos negativos para a eficiência da operação, as condições dos veículos e até mesmo para a saúde dos motoristas. Descubra algumas boas formas de otimizar a segurança de sua frota e manter bons resultados em sua atividade!

Tenha um bom acompanhamento de manutenção

Os veículos inseguros são, por vezes, resultado de falta de manutenção – ou de manutenção precária. É importante que o gestor identifique as situações que necessitam de atenção imediata. Quer se tratem de componentes específicos que precisam ser substituídos ou de peças que não operam dentro dos parâmetros estabelecidos, é possível evitar avarias dispendiosas com uma boa manutenção constante. Em resumo, vale dizer que um programa de manutenção preventiva prolonga a vida útil da frota.

Tenha planos de treinamento em segurança

Antes de tudo, é importante contratar profissionais responsáveis. Mas deve-se fazer um bom treinamento com essa equipe, a fim de que ela obedeça aos padrões que se pretende atingir dentro da cultura corporativa da empresa. Cultive exercícios e informações sobre direção segura no trânsito, respeito aos pedestres, melhores técnicas de uso dos automóveis, entre outros fatores relacionados à otimização de sua atividade.

Faça seguros especiais para sua atividade

À primeira vista, os seguros que dão cobertura para sua carga e para seu veículo podem parecer um dispêndio desnecessário, mas os gastos com seguro podem ser diluídos com o tempo e até repassados na cobrança de seus produtos e serviços ao cliente final, protegendo sua empresa de furtos, roubos, incêndios, acidentes e outros sinistros graves.

Monitore seus motoristas

Os relatórios sobre o desempenho individual de seus condutores e métricas específicas podem indicar se estão obedecendo aos padrões de segurança e prazos estabelecidos pela empresa. Lembre-se de que, nas ruas, seus motoristas são representantes de sua organização. Um pico de travagem violento ou fortes guinadas podem indicar conduções antissociais ou de risco —– o que é uma situação indesejada quando o nome de sua empresa está ao lado do veículo, além de contribuir para a depreciação das peças e um maior gasto de combustível.

Aposte no rastreamento dos veículos

Um bom sistema de rastreamento dos veículos deixa o gestor informado em tempo real sobre onde cada veículo se encontra. Dessa forma, o controle das operações pode ser realizado de maneira remota, e é possível a estruturação de um sistema de alertas que indique quando ocorrerem movimentações fora do planejamento.

Utilize combustíveis de qualidade

Combustíveis de má qualidade podem diminuir o ciclo de vida útil de várias peças dos veículos, além de avariar a performance da frota, fazendo com que os carros engasguem ou mostrem perda de potência. O combustível adulterado provoca dificuldade ao dar a partida, lentidão na troca real de marchas e aumento do consumo ao longo do tempo.

Pesquise bem o local onde você adquire o combustível dos automóveis da sua frota e amplie a segurança dela, deixando os carros com a potência e dirigibilidade apropriadas para sua atividade.

O que você tem feito para aumentar a gestão da segurança em sua frota? Quais medidas você tem tomado para ter bons resultados?

Por que automatizar o controle de abastecimento
investimentos para a frota5 investimentos para a frota essenciais

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo