Controle de diesel no campo: como garantir máxima eficiência

Published On: 22 de fevereiro de 2019Por
COMPARTILHE

Como já falamos aqui no blog, apesar de a economia do país viver um momento ainda delicado mesmo com as boas expectativas, o agronegócio brasileiro segue crescendo nos últimos anos. Mesmo diante de um cenário pouco otimista, o setor primário continua mostrando a sua importância na recuperação econômica do Brasil. No entanto, em tempos de crise, ainda que diante de um bom desempenho, é necessário ficar atento aos aspectos que possam representar ameaças ao crescimento dos negócios – e o controle de diesel é, sem dúvida, um deles.

Os empreendedores agrícolas possuem custos significativos com consumo de combustível para o maquinário e para o transporte da produção. Portanto, se não houver um monitoramento do abastecimento e do consumo, as despesas envolvidas podem afetar a competitividade no campo.

Por outro lado, o avanço tecnológico se mostra hoje como um grande aliado na gestão agrícola e também especificamente no controle do diesel utilizado na lavoura. No contexto atual, o gestor rural pode, por exemplo, acompanhar toda a operação envolvida na sua propriedade de forma remota através do computador ou do celular.

Como garantir a produtividade através do controle de diesel

Para garantir a prosperidade dos negócios, porém, é preciso focar no acompanhamento de todos os fatores essenciais do negócio. O gerenciamento das máquinas agrícolas e o controle do diesel consumido são, com certeza, alguns dos principais pontos a serem monitorados. Por envolverem altos valores, eles podem influenciar diretamente no sucesso ou no prejuízo das operações no campo.

Os custos operacionais referentes ao consumo de combustível normalmente representam cerca de 30% do custo total do maquinário. Muitas variáveis estão ligadas a esses gastos: desde a energia solicitada por máquina e o seu estado de conservação até o preço do diesel e o comportamento do operador.

Por essa razão, o empreendedor deve estar atento a uma série de aspectos que influenciam indiretamente os negócios. Neste artigo, vamos citar os elementos essenciais relacionados aos custos com maquinário agrícola e ao controle do diesel na lavoura.

Monitorar as condições das máquinas

Para colocar em pé uma estrutura que garanta uma produção consistente e lucrativa em um empreendimento agrícola, são necessários elevados investimentos em equipamentos. No entanto, não se trata apenas de investir em máquinas de última geração, mas também de garantir que elas se mantenham nas suas melhores condições de funcionamento.

A manutenção e o ajuste dos implementos, assim como a regulagem da bomba injetora e do motor são itens que influenciam no consumo das máquinas e que devem estar na mira do gestor preocupado com o controle do diesel. Para fazer uma análise comparativa, é preciso se atentar às condições de peso do equipamento, do estado dos pneus e do nível de combustível dos veículos.

A comparação entre o consumo específico em cada motor pode ser feita através de testes de dinamômetros. Mas, as condições de operação dos motores, assim como aquelas ambientais precisam ser controladas para que sejam obtidos resultados precisos.

Conhecer a situação do terreno

O desempenho das máquinas também é influenciado pelo estado do terreno onde se encontram as plantações. Fatores como a profundidade, a estrutura, o declive e a umidade do terreno são importantes de serem analisados.

A superfície de rolamento deve ser ideal – e não limitante e essas variáveis precisam ser consideradas na hora da compra do maquinário adequado. A utilização em terrenos inapropriados acaba por não somente prejudicar o rendimento das máquinas, mas também por deteriorá-las. Como já mencionamos, o investimento nesse ponto é bastante alto para colocá-lo em risco por mau uso.

Entender o potencial de rendimento de cada máquina

Atualmente, existem sistemas que permitem o acompanhamento em tempo real dos componentes das máquinas agrícolas. Isso possibilita que se entenda o real potencial de rendimento de todos os elementos da frota.

A tecnologia consegue registrar as informações sobre a qualidade das operações realizadas pelo maquinário nas lavouras e as suas rotações do motor. A temperatura, a pressão do óleo e a velocidade de deslocamento são algumas das informações armazenadas que ajudam a avaliar o desempenho da frota.

Isso é importante para analisar o controle de diesel, pois uma máquina trabalhando em altas rotações consome mais combustível e, portanto, é menos econômica, por exemplo. Para aumentar o rendimento das máquinas, é preciso dimensionar corretamente os veículos e os tipos de implementos agrícolas que irão realizar as operações.

Investir em capacitação do pessoal

Não faz sentido investir altos valores na aquisição de equipamentos se você não tiver pessoal capacitado para operar as máquinas. Por isso, os especialistas aconselham que os custos do treinamento dos operadores estejam incluídos no orçamento que será disponibilizado para o novo maquinário.

Utilizá-lo de modo correto é essencial para garantir a eficiência da frota. Profissionais capacitados podem explorar todas as funcionalidades das máquinas e não correm o risco de comprometer as peças em função de mau uso.

Acompanhar o consumo de forma sistematizada

Não há melhor forma de manter o controle de diesel do que acompanhando o consumo de combustível de modo sistematizado. Para auxiliar os gestores neste ponto, há um software especificamente desenvolvido para desempenhar esse papel. O Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas (SAAF) desenvolvido pela IONICS é pioneiro no país. Ele possui um equipamento robusto para abastecimento móvel e é resistente a trepidações e a condições adversas de tempo e temperatura.

Além da possibilidade de liberação de fluxo apenas para máquinas autorizadas e bloqueio automático conforme capacidade do tanque ou cota, uma das grandes vantagens da plataforma é o controle de diesel –  ou melhor, de cada gota consumida.

O SAAF permite a impressão de tickets com dados do equipamento, data, hora e volume do abastecimento. Além disso, todas essas informações ficam automaticamente registradas com máxima precisão no sistema, que também tem integração com ERPs.

ionics

5 cuidados na gestão do consumo de combustível de máquinas agrícolas
Manutenção de frota: a importância das ações preventivas e preditivas

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo