Controle de frota é desafio para crescimento da indústria

Published On: 24 de setembro de 2018Por
COMPARTILHE

A situação da indústria brasileira ficou mais complicada nos últimos tempos. Além da instabilidade econômica, a adoção do pacote de medidas que encerrou a paralisação dos caminhoneiros, em maio deste ano, também trouxe prejuízos ao setor. Nesse contexto, pouco favorável, o controle de frota torna-se ainda mais importante para garantir a otimização das operações e a redução dos custos relativos à logística das empresas.

Segundo dados de um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os gastos com o transporte rodoviário subiram 12% após o tabelamento de preços do frete. Diante de um cenário como esse, a indústria se vê obrigada a focar em ferramentas de gestão que possibilitem que os seus processos sejam mais eficientes. No entanto, ainda assim, o controle de frota ainda é um desafio para a maior parte dos gestores.

Insegurança nas estradas é um dos grandes problemas do setor

Além das consequências do pacote de medidas adotado depois da greve, outro fator que repercute negativamente no andamento dos negócios é o roubo de cargas nas estradas. Falamos mais especificamente sobre esse assunto neste artigo, mas, basicamente, pode-se dizer que o cenário é preocupante.

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), quase metade das empresas que transportam cargas no país já foram vítimas da falta de segurança nas rodovias.

Por outro lado, a situação alarmante de insegurança e crise pode colaborar para que as empresas voltem os esforços para procurar soluções de controle de frota – o que é essencial para o crescimento da indústria brasileira.

Por que é fundamental ter controle de frota

Obter o controle de frota traz benefícios não apenas referentes à logística, mas também em termos financeiros. Além disso, monitorar os veículos e acompanhar de perto as operações de transporte permite que se reúna uma série de dados de extrema relevância para os negócios.

A partir desses indicadores de gestão, a empresa tem disponível um rol de informações que pode embasar análises aprofundadas sobre a situação e a eficiência da sua operação. Isso significa que o controle de frota proporciona uma visão detalhada dos processos da empresa. Dessa forma, torna-se possível mensurar resultados e identificar problemas operacionais que impedem o crescimento.

Sinalizadores como consumo de combustível, custo de manutenção dos veículos e pedágios, por exemplo, são indispensáveis para o controle de frota. Essas ferramentas podem se tornar a base da tomada de decisões estratégicas – sobretudo no que diz respeito à redução de custos e ao aumento da produtividade.

Desafio importante para evolução da indústria

Apesar das dificuldades que a indústria vem enfrentando e dos obstáculos que se apresentam ao gestor de transportes que deseja ter sucesso, a atual conjuntura também pode ser um caminho para que a indústria consiga evoluir no país.

A solução para um controle de frota eficaz se encontra hoje principalmente através da utilização de ferramentas que ajudam não apenas a monitorar os veículos e a logística do negócio, mas também a controlar custos e gastos.

Recursos de navegação para acompanhar a frota

Os sistemas de navegação que permitem acompanhar os veículos através de câmeras ou localizadores GPS utilizam da tecnologia para verificar e medir o deslocamento dos carros da empresa. Esse tipo de controle de frota ajuda a evitar trajetos mais longos e/ou rotas que dependam de um maior consumo de combustível.

Há ferramentas desse tipo que incluem ainda a instrução por voz. Com esse recurso, é possível informar em tempo real o motorista para que o veículo seja levado diretamente ao destino em casos de desvios ou problemas na estrada.

Acompanhar a localização exata de toda a sua frota também é uma questão de segurança – sobretudo em um contexto no qual o roubo de carga é um problema comum. Saber com precisão onde se encontram os veículos, além de ser importante para garantir que eles estejam no lugar certo, também traz um maior controle em relação à carga que está sendo transportada.

Sistemas de cobrança automática em pedágios

Os programas que permitem que a cobrança dos valores de pedágios seja feita de forma automática também são importantes instrumentos para o controle de frota. Graças a eles, os condutores não perdem tempo com paradas no meio do trajeto e não precisam pagar e depois ter o dinheiro reembolsado pela empresa.

Além de ser mais prático, a utilização desses sistemas ainda auxilia no planejamento financeiro, já que ajudam a definir de forma objetiva e clara a verba destinada às despesas de logística de transportes.

Abastecimento e monitoramento da frota

Hoje em dia, existe a possibilidade de planejar com antecedência o abastecimento da frota e monitorar remotamente todo esse processo. Melhor do que apenas identificar os melhores locais para repor o combustível é contar com uma solução que englobe abastecimento fixo ou móvel, monitoramento preciso do consumo e identificação automática de veículos.

Ferramentas como o SAAF (Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas) facilitam o controle de frota e garantem economia e segurança em relação ao transporte como um todo. Além de ser integrado com ERP, o recurso gera dados precisos e os registros são armazenados automaticamente.

Todos esses exemplos mostram o quanto o controle de frota depende da tecnologia e como ele pode impulsionar a expansão da indústria no país. Em um panorama um tanto nebuloso, a modernização do setor se faz ainda mais necessária e é fundamental para uma gestão próxima e efetiva.

transformação digital gestão agrícolaTransformação Digital na Gestão Agrícola: como isso acontece na prática?
software de controle de frotaSoftware de controle de frota: entenda por que empresas estão investindo nessa tecnologia

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo