Dicas para aumentar o ciclo de vida de sua frota

Published On: 5 de fevereiro de 2018Por
COMPARTILHE

Quando a frota tem um ciclo de vida maior, ou seja, seus veículos duram mais e funcionam melhor por mais tempo, a empresa consegue diminuir os gastos de reposições desnecessárias e evita os riscos de paradas fora do esperado, o que proporcionaria atrasos na operação e redução na produtividade. Que tal ver algumas dicas para aumentar o ciclo de vida de sua frota? Confira a seguir:

Avalie as condições de sua frota

O segredo para uma gestão bem-sucedida dos componentes do ciclo de vida de uma frota é a substituição de um veículo precisamente no seu tempo ideal. Se o gestor não otimizar essa operação, é provável que seus esforços em outras áreas ligadas à utilização do veículo deixem um pouco a desejar. O tempo ideal de substituição do automóvel vai variar de acordo com o modelo e o tipo de serviço ao qual ele é submetido. O ponto de partida para aumentar o ciclo de vida de sua frota é verificar constantemente as condições como ela se encontra.

Registre as datas e itens de manutenção preventiva

Muito antes de trocar o carro por um novinho em folha, ele ainda poderá ser utilizado por muitas e muitas rotas. Porém, para que isso aconteça, a manutenção preventiva deve fazer parte da cultura da empresa. O gestor deve manter registrados todos os períodos certos para fazer as mudanças de peças e revisões, segundo as indicações dos fabricantes; além de manter uma equipe de mecânicos bem treinada e que respeite essas recomendações. Dessa forma, a frota estará sempre em um bom nível de circulação e produtividade.

Treine as condutas de seus motoristas

A maneira como os carros são usados é um fator determinante na hora de verificar os efeitos mais gerais em suas condições. Se os seus funcionários apresentarem má conduta no trânsito, além de multas e eventuais colisões, gerarão maior desgaste em vários sistemas mecânicos dos veículos. Seus colaboradores devem ser treinados para evitar o excesso de acelerações e frenagens bruscas e desnecessárias; devem também fazer bom uso do câmbio, respeitar os sinais de trânsito e ter uma cultura de direção defensiva.

Gerencie os gastos com combustível e abastecimento

Quando o veículo anda muito tempo com o combustível na reserva pode, no longo prazo, causar entupimento dos bicos injetores e aumentar a temperatura da bomba de combustível. Essa é uma situação que, se ocorrer muitas vezes, deixa o carro funcionando no limite e motiva estragos mais sérios até mesmo no motor do carro, além de engasgos na direção.

Em contrapartida, andar com o tanque muito cheio pode atingir o filtro de cânister, que é uma peça responsável por evitar que gases tóxicos resultantes da combustão cheguem ao meio ambiente. Assim, o ideal é que o gestor possa controlar o volume de abastecimentos, para evitar até mesmo eventuais desvios.

Quando o gestor de frota cria um projeto adequado de gerenciamento do ciclo de vida de seus veículos, ele deve levar em conta as ações de manutenção, a substituição apropriada das peças automotivas e o volume certo dos abastecimentos para cada jornada ou rota. Como você tem cuidado do ciclo de vida de sua frota?

Confira como fazer um controle de combustível eficiente
Por que automatizar o controle de abastecimento

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo