5 cuidados na gestão do consumo de combustível de máquinas agrícolas

Published On: 14 de fevereiro de 2019Por
COMPARTILHE

Ter controle de tudo o que está envolvido no abastecimento de máquinas agrícolas é essencial para os empreendedores rurais que desejam fazer o seu negócio crescer. Os custos relacionados a esse item são bastante significativos e fazem muita diferença na lucratividade final do empreendimento. Uma boa gestão é importante, pois garante a redução dos desperdícios e dos gastos desnecessários, promovendo uma economia considerável no fim do mês.

No entanto, para que isso seja possível, muitos cuidados são indispensáveis. Nos dias atuais, felizmente, muitas dessas demandas podem ser sanadas com a ajuda da tecnologia. A modernização agrícola resultou no que hoje chamamos de “Agricultura 4.0”.

Ela foi – e ainda é, sem dúvidas, um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento que resultou no aumento da produtividade e da eficiência do setor primário. E será, certamente, essa modernização que permitirá que o setor alcance a estimativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO). Ela prevê um crescimento de 20% da produção mundial de produtos agrícolas na próxima década.

Abastecimento agrícola: veja quais são os 5 cuidados indispensáveis

Atualmente, o combate de pragas e a identificação de problemas na plantação, por exemplo, podem ser feitos através de ferramentas tecnológicas. E não é só isso: o abastecimento de máquinas agrícolas também já pode ser totalmente monitorado e realizado de forma automatizada graças a essas inovações.

Isso facilitou muito toda a operação envolvida nesse processo. Como veremos a seguir, muitos dos cuidados necessários podem ser sanados de modo simples com a ajuda dos recursos disponibilizados pela indústria da tecnologia nos últimos anos.

1.Garantir a manutenção periódica das máquinas agrícolas

Um bom gerenciamento do abastecimento de máquinas agrícolas inclui o acompanhamento constante do rendimento operacional da frota. Veículos menos eficientes resultam em um gasto de combustível maior e, na maior parte das vezes, desnecessário.

Alguns fatores interferem nesse desempenho. Um deles é o estado, ou seja, as condições da frota. Veículos velhos, em má conservação ou com problemas rendem muito menos e aumentam os custos envolvidos no abastecimento.

As máquinas agrícolas precisam de cuidados regulares para que funcionem bem e tenham o máximo de vida útil possível. É por isso que existe um calendário de revisões que precisa ser respeitado pelos gestores. A manutenção periódica assegura que danos mais graves sejam evitados e que problemas de eficiência sejam identificados e sanados antes de causarem um prejuízo maior.

2. Treinar os operadores para evitar mau uso

Outro fator importante a ser considerado na hora de avaliar o rendimento é o tipo de uso que se faz dos veículos. A má utilização do maquinário também acaba por diminuir a sua eficiência. Por essa razão, o treinamento dos operadores deve ser prioridade na gestão estratégia do negócio.

O investimento para aquisição de uma frota para um empreendimento rural é bastante alto. Capacitar os operadores para compreender o modo correto de uso das máquinas deveria estar incluído nesse valor. Afinal, profissionais que dominam a técnica para usar os equipamentos com eficiência apresentam resultados muito melhores – pois sabem como aproveitar todo o seu potencial.

A utilização incorreta do maquinário agrícola pode acabar danificando peças e comprometendo o rendimento dos veículos. O manejo correto garante a durabilidade das máquinas e a produtividade dos negócios.

3. Acompanhar o rendimento dos veículos

Bom, já sabemos que a situação da frota e o comportamento dos operadores influenciam na eficiência das máquinas. Mas, como checar de forma precisa o rendimento dos veículos?

Existem alguns elementos que precisam ser verificados para identificar problemas nesse sentido. São eles que poderão revelar falhas e permitir que a sua frota opere com a maior eficiência possível. É preciso ficar atento basicamente ao nível de fluídos, aos filtros de ar, à pressão e ao estado de conservação dos pneus, ao rastreamento, aos pontos de engraxe e ao sistema elétrico.

4. Manter o registro de todos os abastecimentos

Como saber quanto você gasta com o abastecimento de máquinas agrícolas sem um registro preciso de todas as informações envolvidas nessa operação? Quantia em estoque, custos, datas, quantidade liberada por equipamento, frequência de abastecimento são alguns dos dados que precisam estar registrados de alguma forma.

O problema é que reunir e atualizar todos esses registros de forma manual é praticamente impossível. No entanto, felizmente, hoje existem ferramentas que incluem também essa função. É o caso do Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas (SAAF). Ele mantém todas as ações relativas ao uso de combustível armazenadas e permite que os relatórios sejam transmitidos via Wi-Fi, USB, GPRS/3G ou rádio 2.4 GHz.

5. Ter controle do abastecimento da frota

O sistema da IONICS é também um grande aliado no cuidado com o abastecimento de máquinas agrícolas, já que possibilita um controle total do processo – e de cada gota de combustível consumida pela frota. Além de ajudar a evitar fraudes e desvio, o SAAF garante, por exemplo, que a liberação do fluxo seja feita apenas para os veículos autorizados e em áreas geograficamente pré-estabelecidas. Isso graças a recursos de identificação automática presentes no software.

A plataforma tem ainda a função de impressão de tickets para controle com dados do equipamento utilizado, a data, o horário de abastecimento, o tipo de combustível e a situação do odômetro. Dessa forma, o SAAF permite que as regras para utilização de combustível sejam obrigatoriamente respeitadas.

ionics

Abastecimento de frotas: como evitar desvios e desperdício de combustível
controle de dieselControle de diesel no campo: como garantir máxima eficiência

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo