O que é logística industrial e quais são seus principais desafios

Published On: 10 de dezembro de 2018Por
COMPARTILHE

Tanto a sobrevivência em um mercado competitivo quanto a possibilidade de conquistar os objetivos de uma empresa dependem inevitavelmente da logística. Hoje em dia, esse conceito é muito mais amplo, e a logística industrial tornou-se um fator decisivo para o crescimento dos negócios.

A logística hoje não se resume mais somente ao transporte de uma determinada quantidade de um produto até um local no prazo adequado. Ela passou a ser continuamente redefinida, tendo se transformado em um complexo sistema, que atualmente pode assumir inclusive a forma de departamento dentro das corporações.

Tudo o que tem relação não apenas com transporte, mas também com gestão de estoque, suprimentos e administrativo tem relação com a logística industrial e precisa estar integrado para que as etapas de abastecimento e distribuição sejam bem sucedidas.

O que é logística industrial

Conforme acabamos de ver, a logística está, portanto, ligada à gestão da cadeia de suprimentos e distribuição. Quem se aprofunda no assunto, estuda tema relacionados a sistemas produtivos, planejamento, controle de produção e modelos de estoque, por exemplo.

O produto certo, o cliente certo, o local certo, o tempo certo – e o menor custo. Pode até parecer simples, mas esse fluxograma depende de uma série de procedimentos intermediários que precisam funcionar bem do início até o fim.

O gerenciamento estratégico de aquisição, armazenagem, movimentação e distribuição de produtos são itens que compõe a logística industrial. Além disso, estamos falando também do controle de inventários e do fluxo de informações, do processamento de pedidos e da prestação de serviço adequada.

A gestão logística deve se preocupar ainda com a linha de produção, o desenvolvimento de sistemas de informação e os índices de eficiência e desempenho.

Por que ela é importante para o desenvolvimento

Você deve ter percebido que a logística industrial envolve um vasto conjunto de ações. É importante destacar, ainda, que, entre as suas extensões, estão também todos os fatores que influenciam na atividade de compra. Isso inclui qualidade, preço, cuidado com embalagem, proteção, confiabilidade e outros.

Sendo assim, trata-se de uma área que possui papel estratégico em qualquer setor. Pois, quando em uma organização existe alguém preocupado em aplicar boas práticas de logística, alguns pontos chave recebem a atenção que merecem. Reduzir as movimentações desnecessárias, otimizar o espaço e o tempo, eliminar operações improdutivas e diminuir o desperdício e o excesso de estoque são algumas das tarefas desse profissional.

Por essa razão, toda essa cadeia logística é fundamental para o sucesso dos negócios. Consequentemente, ela também é primordial para desenvolvimento econômico do país –  que embarca na onda do crescimento industrial.

Principais desafios para a otimização da logística industrial

O objetivo da logística é também, de modo geral, a criação de modelos que incrementem a competitividade para enfrentar os obstáculos impostos por um mercado globalizado. Nesse cenário, há, porém, alguns desafios a serem superados.

O controle de qualidade é uma questão importantíssima que não deve sair da pauta do gestor de logística. Ele deve estar sempre atento ao processo produtivo para garantir que tudo saia como o esperado. O setor deve ser responsável pela verificação do estado da documentação, das etiquetas e de tudo que identifique o produto, por exemplo.

Além disso, a prestação de serviço de grande parte das empresas deixa a desejar, justamente por envolver diferentes aspectos do processo. O cliente precisa, em primeiro lugar, estar seguro sobre a entrega do produto e ter alta confiabilidade na empresa.

Nesse sentido, um dos entraves que existem atualmente é a dificuldade com o transporte dos produtos. Além de contar com uma infraestrutura bastante precária quanto à malha rodoviária no país, há problemas como o roubo de cargas, que representam um enorme prejuízo para a indústria, e os elevados gastos com o combustível, muitas vezes acima do necessário.

Ferramentas de controle e planejamento ajudam na melhoria

 Os recursos tecnológicos que existem atualmente são grandes aliados da equipe de logística industrial. Essas ferramentas representam uma verdadeira revolução no setor, pois estão diretamente ligadas ao controle e ao planejamento – dois pontos cruciais para a área.

Com relação à própria questão do transporte, hoje em dia plataformas como o SAAF (Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas) asseguram uma grande economia no consumo de combustível e um maior controle das operações.

Dessa mesma forma, outras tecnologias servem de suporte para superação de outros desafios, de modo que é possível desenhar um elo muito evidente entre a logística e a indústria 4.0. Graças a elas, pode-se eliminar desperdícios, identificar pontos fracos e aumentar a produtividade sem deixar de buscar a melhoria constante, outra premissa da logística industrial.

ionics

5 medidas para melhorar o controle de custos no agronegócio
logistica 4.0Entenda o que é Logística 4.0 e os seus benefícios para o mercado

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo