Medição de combustível da frota: como garantir máximo controle

Published On: 15 de maio de 2019Por
COMPARTILHE

Uma logística eficiente, tanto na indústria quanto no campo, deve incluir necessariamente uma boa gestão de combustível da frota. Esse item representa um custo alto e, se o seu uso não for monitorado de forma precisa, pode acabar impactando negativamente os negócios. Por essa razão, a medição de combustível deve ser uma preocupação prioritária do gestor.

Felizmente, hoje em dia, a tecnologia – que é uma grande aliada da logística em vários aspectos – pode desempenhar um papel importante também nessa gestão mais específica. Os sistemas de automatização do abastecimento de frotas possibilitam um controle detalhado da utilização do combustível.

Combustível representa alto custo para empreendedor

O impacto do custo do combustível na cadeia de distribuição do setor agrícola e da indústria é bastante significativo – e também sentido no bolso do empreendedor. No Brasil, além de a logística ser considerada cara de uma forma geral, o transporte representa uma das maiores fatias dessa despesa.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Esalq/LOG, o custo estimado da logística para o agronegócio foi de aproximadamente R$ 120 bilhões em 2017. Desses, pelo menos R$ 105 bilhões foram gastos com transporte.

Vários fatores estão relacionados a esse elevado custo e fazem com que a medição de combustível se torne indispensável na gestão logística. Além das longas distâncias, da dependência do transporte rodoviário e da falta de estrutura, a oscilação do valor do petróleo repercute de modo direto e imediato nos valores despendidos na produção de uma lavoura ou de uma fábrica.

Por que fazer uma medição de combustível precisa

Diante desse cenário e de um contexto econômico não tão favorável, cada “gota” de economia pode significar um peso a menos no final das contas. Porém, para reduzir custos, é preciso ter um monitoramento de todo o combustível utilizado. Somente dessa forma é possível identificar falhas que podem ser sanadas e evitar desvios e desperdícios.

Os desvios e usos indevidos de combustível são grandes obstáculos para os empreendedores – e são mais comuns do que se possa imaginar. Essas situações acabam por aumentar um valor que já é alto dentro do orçamento das organizações e propriedades.

Saber reconhecer os sinais de fraudes, ter controle das rotas, orientar os motoristas e garantir a manutenção preventiva da frota são alguns dos cuidados para gerenciar o consumo. No entanto, sem a medição de combustível essas medidas continuam sendo insuficientes. O monitoramento preciso é essencial para uma gestão eficiente que tenha controle de todo os processos envolvidos na logística do negócio.

SAAF é solução para automação e controle de combustível

A medição de combustível demanda, porém, um trabalho minucioso que, se feito de forma manual exige tempo e tem sérios riscos de erros. Contudo, muitos gestores de frota ainda não realizam esse controle de forma sistematizada.

Além de despender tempo e mão de obra, outras desvantagens da medição manual são a ineficiência, a baixa produtividade e a dificuldade de analisar os dados coletados. Tudo isso, porém, pode ser revertido com plataformas que permitem o acompanhamento do consumo de combustível de modo sistematizado.

No Brasil, o Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas (SAAF) é um software pioneiro no setor, desenvolvido pela IONICS. A tecnologia inclui um equipamento robusto para abastecimento móvel ou fixo, resistente a trepidações e a condições climáticas adversas.

Através dele, é possível realizar a medição de combustível de modo extremamente detalhado, pois o sistema registra todas as informações de abastecimento automaticamente com máxima precisão. Esses dados ficam acessíveis em relatórios que podem ser transmitidos via Wi-Fi, USB, GPRS/3G ou rádio 2.4. Além disso, o SAAF também possui conexão com ERPs (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial), nos quais as suas informações podem ser cruzadas com dados de outros partes da cadeia.

A ferramenta também permite a impressão de tickets para controle com o registro sobre o equipamento utilizado, a data, volume e hora do abastecimento, o tipo de combustível e o odômetro – o que é essencial para a medição de combustível.

Liberando o fluxo somente para veículos autorizados e fazendo o bloqueio automático conforme capacidade do tanque ou a cota, o Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas permite o controle de cada gota consumida e traz muitos benefícios para o empreendimento.

administração ruralComo aprimorar a administração rural com uso da tecnologia
sistema de abastecimento próprioPor que investir em sistema de abastecimento de combustível próprio?

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo