Por que investir em sistema de abastecimento de combustível próprio?

Published On: 15 de maio de 2019Por
COMPARTILHE

Quais são as vantagens de se ter um sistema de abastecimento de combustível próprio em vez de continuar utilizando os postos comerciais? Alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora de tomar a decisão de fazer ou não esse tipo de investimento.

Possuir uma demanda mínima de combustível é uma das motivações básicas para o empreendedor optar por ter o seu ponto de abastecimento interno. Quando o consumo mensal da frota for significativo, por exemplo, vale a pena considerar essa hipótese em função dos vários pontos positivos dessa escolha – que iremos abordar neste artigo.

Vantagens de possuir um sistema de abastecimento de combustível próprio

Quem possui um sistema de abastecimento de combustível próprio consegue desfrutar de vários benefícios que não são garantidos quando se utiliza o fornecimento de terceiros. Uma das questões mais relevantes nesse sentido é a qualidade do combustível.

Infelizmente, em função da frequente elevação do valor do petróleo e com o propósito de lucrar mais, existem estabelecimentos comerciais que adulteram seus produtos. Diante do aumento dos preços, muitas vezes os gestores procuram opções mais em conta e podem acabar caindo nessa armadilha.

O grande problema da adulteração está na diminuição da qualidade do combustível e nas consequências que o produto pode causar. Ela está diretamente ligada a sua capacidade de queima, e solventes indevidos geram acúmulo de resíduos nos cilindros do motor, o que interfere no seu bom funcionamento.

Além de, a longo prazo, gerar danos no motor e aumentar os gastos de manutenção da frota, um combustível adulterado também possui rendimento menor e eleva os gastos de consumo. Por outro lado, o empreendedor que possui o seu sistema de abastecimento de combustível próprio tem a garantia de estar utilizando um produto de qualidade que não irá trazer malefícios.

Outra vantagem desse investimento é a praticidade e a rapidez – e a possibilidade de otimizar e reduzir os custos da logística do negócio. Com um sistema desses, o gestor consegue definir um local estratégico (ou locais, no caso de equipamentos de abastecimento móvel) e eliminar gastos com deslocamento do maquinário ou veículos.

Além disso, reduz os tempos de espera, tendo disponibilidade de abastecimento 24 horas e, se for o caso, possuindo um sistema automatizado que identifica veículos e determina a quantidade destinada a cada um de forma automatizada. Isso possibilita ainda a centralização e o racionamento do combustível – e um maior monitoramento da sua utilização.

Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas garante controle total

No entanto, nem todo sistema de abastecimento de combustível próprio assegura o controle total da operação. Se o gestor não tiver como mensurar e analisar o consumo de forma detalhada, os riscos de desvio ou perdas continuam existindo.

Por isso, para realmente poder usufruir de todas as vantagens de ter um sistema interno, as melhores opções de investimento são aquelas que oferecem a possibilidade de acompanhamento amplo e completo da operação. Isso inclui tanto o abastecimento em si, quanto o consumo e o rendimento do combustível – e a visualização da economia gerada.

Plataformas como o Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas (SAAF) são, sem dúvida, os melhores investimentos nesse caso, pois garantem economia e segurança através do controle preciso de todo o combustível consumido. A solução facilita e comanda o procedimento de forma ágil e rigorosa, sendo capaz de validar, monitorar e registrar todos os abastecimentos.

Com esse tipo de sistema de abastecimento de combustível próprio, toda a identificação do veículo e leitura do odômetro são feitas rapidamente de forma automática. Além disso, a ferramenta antifraude permite que cada gota de combustível tenha destinação correta. Isso porque o gestor tem controle de toda a operação por meio de relatórios diários gerados com agilidade e precisão, acessíveis em diferentes plataformas e interligados a sistemas ERPs.

Como funciona o SAAF

A Ionics, desenvolvedora da tecnologia SAAF, possui opções para abastecimento interno tanto móvel quanto fixo, atendendo a necessidade de cada empreendimento. Nos dois casos, o motorista estaciona e solicita o abastecimento e tem o veículo identificado através de leitura automática do DIV (Dispositivo Identificador do Veículo).

A partir disso, os dados do odômetro e do horímetro são enviados via radiofrequência pelo Módulo TX instalado no veículo. Assim que o abastecimento é autorizado, o fluxo de combustível é liberado pelo controle de acionamento de bombas.

Ao ser finalizado, as informações sobre o abastecimento são registradas na plataforma e podem ser consultadas em relatórios ou enviadas diretamente para o sistema de gestão da empresa através de integração com ERPs.

Portanto, diferentemente de outros sistemas de abastecimento de combustível próprio, além de realizar toda a operação de forma ágil, o SAAF garante economia e segurança através do controle detalhado de todo o consumo. Os dados coletados podem auxiliar na previsão de manutenção da frota e servem como base para uma tomada de decisão consciente e direcionada ao sucesso dos negócios.

medição de combustívelMedição de combustível da frota: como garantir máximo controle
abastecimento automatizado5 vantagens do abastecimento automatizado para sua frota

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo