Software de controle de frota: entenda por que empresas estão investindo nessa tecnologia

Published On: 5 de outubro de 2018Por
COMPARTILHE

Em um contexto econômico pouco favorável, para ter sucesso nos negócios e driblar os efeitos da crise, as empresas precisam encontrar meios de garantir um maior controle das operações e reduzir custos ao máximo.  Em diversos setores, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada nessa missão. No caso de empresas que atuam na área de transportes, os diferentes tipos de software de controle de frota são poderosas ferramentas que asseguram a máxima produtividade com o mínimo de recursos.

A implementação de sistemas de gerenciamento de veículos traz resultados positivos em curto e longo prazo, possibilitando um retorno de investimento, se não imediato, relativamente rápido.  O fato é consequência de um conjunto de fatores relacionados aos benefícios que a tecnologia pode trazer para a gestão da empresa.

Os softwares de controle de frota são plataformas digitais que servem para reunir informações e tarefas relacionadas à administração dos veículos. Eles incluem, por exemplo, sistemas de controle de abastecimento, rastreamento e localização, quilometragem, vigilância e manutenção.

Tudo isso representa uma série de vantagens para as empresas que adotam esse tipo de solução. Neste artigo, vamos falar sobre os principais ganhos que uma organização que possui uma frota pode ter ao investir em instrumentos para controlar os seus veículos.

Software de controle de frota: economia e redução de custos

Com um bom software de controle de frota, a empresa consegue reduzir custos em diferentes etapas e âmbitos da sua operação. As plataformas de gestão de combustível, por exemplo, permitem o acompanhamento remoto de todo o processo de abastecimento, evitando desperdícios e possíveis desvios de recursos, mesmo em postos móveis e distantes da sede.

O monitoramento do desempenho, tanto do motorista quanto do veículo, possibilita também que se identifiquem possíveis falhas mecânicas ou comportamentos que possam resultar em maiores gastos. Problemas no carro ou condução inadequada, por exemplo, aumentam os custos ligados à utilização de combustível.

Podendo detectar essas adversidades, o gestor consegue agir pontualmente e reverter a situação. Esses sistemas oferecem ainda o acesso a informações valiosas através de relatórios mensais de consumo de combustível.

No entanto, a economia não se restringe a essa parte da operação. Através de software de controle da frota, também é possível controlar todos os demais custos envolvidos na gestão dos veículos administrados pela empresa. Esse acompanhamento ajuda na detecção de gastos indevidos e evita aqueles relacionados à falta de organização. 

Manutenção e antecipação de problemas nos veículos

Os sistemas de gestão de frota podem oferecer um histórico de despesas de cada veículo. Através deles, o gestor é capaz de traçar também um planejamento para revisão e conservação dos automóveis e gerenciar os itens mecânicos desses equipamentos.  Como sabemos, essas máquinas rodam muitos quilômetros e precisam de supervisão constante em relação a pneus e peças.

Além de permitir que problemas mecânicos sejam constatados e corrigidos, com os software de controle da frota, é possível também produzir um plano de manutenção preventiva. Dessa forma, os veículos podem rodar sempre nas melhores condições de eficiência – e com menos chances de falhas inesperadas que ocasionam gastos intempestivos e atrasos. 

Agilidade e assertividade na gestão da frota

A automatização dos processos possibilitada pelos softwares de controle de frota garante que a equipe responsável por essa gestão possa dedicar seu tempo a outras tarefas e não mais fazer tudo de forma manual.

O fato, sem dúvida, proporciona maior agilidade aos processos e facilita a vida do gestor e de todos os seus colaboradores – que, na maior parte das vezes, desempenham atividades complexas e precisam estar atentos a todos os detalhes da operação.

Já a assertividade fica por conta da menor incidência de erros e da possibilidade de acessar relatórios e dados que servem para embasar a tomada de decisão. Desse modo, é muito mais fácil realizar uma gestão estratégica e tomar decisões mais acertadas e benéficas para os negócios.

Maior desempenho e produtividade

Além de uma gestão mais eficaz, o controle de toda a cadeia logística – da viagem até a entrega do produto – resulta no aumento da produtividade da empresa. Rodando com a melhor performance possível, os veículos podem trafegar com o máximo desempenho.

Com o planejamento da manutenção e a supervisão preventiva, evita-se ainda que os veículos fiquem parados na oficina – o que pode impactar negativamente a operação.  Por meio do monitoramento, também é possível avaliar a atuação dos colaboradores e fazer ajustes necessários para melhorar o seu rendimento.

Todo esse cenário fruto do investimento em software de controle de frota conduz a empresa a uma otimização dos processos, uma economia financeira e uma maior eficiência.

ionics

controle de frotaControle de frota é desafio para crescimento da indústria
Planejamento de gestão de transporte deve incluir tecnologia no abastecimento

Assine nossa newsletter

    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.

      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo