Trator agrícola: como garantir eficiência na gestão da frota

Published On: 22 de março de 2019Por
COMPARTILHE

Com expectativas em relação aos rumos da economia do país, os produtores rurais que adquiriram máquinas nos últimos anos buscam formas de assegurar a produtividade no campo sem ter de renovar a frota novamente. Apostar na manutenção preventiva e em peças de reposição de qualidade são algumas atitudes necessárias para garantir a eficiência de um trator agrícola.

Assim como as colheitadeiras, plantadeiras e os pulverizadores, os tratores fazem parte da frota de um empreendimento agrícola. Respeitar as particularidades de cada categoria do maquinário é parte essencial de uma gestão de frotas eficaz.

O trator agrícola é a ferramenta que exerce tração e possibilita a execução de trabalhos através da multiplicação da força humana. Existem vários tipos de tratores que podem ser usados para a execução das mais diversas tarefas em uma propriedade. Neste artigo, vamos falar sobre as ações necessárias para assegurar a durabilidade e a performance dessa categoria de maquinário.

Ter uma gestão de frotas eficiente

Anotar tudo relacionado a cada item da frota é o primeiro passo para uma gestão eficaz – e, como já era de se esperar, os tratores também devem ser incluídos nesse monitoramento. Atualmente, essa tarefa ficou muito mais fácil com a utilização da tecnologia no lugar da clássica “caderneta”.

É consenso entre gestores e especialistas que uma boa gestão de frotas requer ferramentas adequadas e bom gerenciamento. Os recursos tecnológicos disponíveis hoje possibilitam que os processos sejam otimizados, que se faça um controle remoto e se aumente a competitividade do negócio. A boa e velha caderneta não dá conta da complexidade da operação de um empreendimento agrícola que conta com várias modalidades de máquinas.

Utilização adequada do trator agrícola

Segundo os especialistas, um trator agrícola pode ter vida útil de 10 mil a 15 mil horas de uso. Essa duração depende, na verdade, de vários fatores, como a intensidade da utilização e a regularidade da manutenção da máquina.

Fazer um “uso responsável”, seguindo à risca o manual do fabricante, respeitando as datas de revisão é fundamental para ter um equipamento que, mesmo não sendo novo, apresente um bom desempenho. Assim como os carros possuem um calendário de conservação pautado na quilometragem rodada, o trator agrícola deverá ser avaliado e cuidado conforme as suas horas de uso – marcadas pelo horímetro.

Também fazem parte deste quesito as boas práticas relacionadas ao uso do trator. Os implementos, por exemplo, devem ser sempre apropriados quanto ao peso e ao tamanho do equipamento.

É preciso ainda capacitar os operadores para que conheçam todos os detalhes do funcionamento e da operação da máquina. Além de serem capazes de aproveitar todo o seu potencial, é importante que eles sejam alertados para não utilizá-la no limite da sua potência – o que prejudica a sua eficiência e durabilidade.

Manutenção preventiva

Entre os três tipos de manutenção de frota – preventiva, preditiva e corretiva –, definitivamente as duas primeiras são as mais importantes, como já explicamos neste outro artigo. O principal objetivo da manutenção preventiva é manter o maquinário nas melhores condições possíveis de trabalho. Isso deve ser feito a partir de intervenções planejadas e executadas antes do aparecimento de problemas.

Além de seguir com regularidade a agenda de revisões, é necessário estar em permanente estado de atenção para colocá-la em prática da melhor forma. Somente assim é possível identificar imprevistos que sempre podem ocorrer. Antecipar problemas evita que outros danos sejam acarretados, gerando gastos ainda maiores.

Atenção aos sinais de defeito

Além do gestor, o operador do trator agrícola deve ter um papel fundamental na manutenção da frota. Afinal, é ele quem melhor conhece o funcionamento da máquina e pode identificar qualquer tipo de comportamento incomum no equipamento.

Estar atento aos sinais de defeito também faz parte do trabalho de quem opera o maquinário. Ruídos, vibrações e cheiros até então não percebidos, assim como avisos de erro no painel, sinalizam falhas de funcionamento. Por isso, a qualquer alerta desse tipo, o trabalho deve ser suspenso para o problema seja investigado.

Assistência autorizada e peças originais

Além de fazer uma utilização adequada do trator agrícola e de investir em manutenção preventiva para evitar surpresas e gastos não previstos, outros dois fatores são fundamentais para assegurar a eficiência da frota.

Mesmo após o final do período de garantia do equipamento, o ideal é que ele seja levado a uma assistência autorizada. Ter uma oficina de confiança é muito importante também para garantir que, quando necessário, as peças sejam trocadas por itens originais.

Peças muito mais baratas do que aquelas vendidas pelo fabricante devem sempre gerar desconfiança. Para evitar dores de cabeça mais tarde, mesmo no caso de utilização de itens genéricos, é preciso priorizar sempre o padrão de qualidade e não o baixo custo.

Gestão eficiente é essencial para tomada de decisão correta

É evidente que quando o valor dos gastos com manutenção se eleva a ponto de ficar próximo ou mesmo alcançar o valor de um trator agrícola novo, é hora de considerar substituí-lo. O chamado “ponto de troca” depende de uma série de fatores, do resultado de cálculos e da conclusão de análises constantes. No entanto, a situação só pode ser avaliada da melhor forma se houver de fato uma boa gestão de frota na propriedade.

Para isso, o gestor precisa conhecer todas as informações relativas ao seu maquinário. Datas de revisão, gastos com combustível, despesas com consertos e etc são dados que precisam estar sempre atualizados.

Desse modo, será possível não apenas garantir a eficiência e a durabilidade do trator agrícola e de todos os outros equipamentos, mas também tomar decisões acertadas e fundamentais para o sucesso dos negócios.

gestão do agronegócioA importância de aprimorar a gestão do agronegócio
logistica de produtos agricolas6 Cuidados essenciais na logística de produtos agrícolas

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo