Conteúdos IONICS

14 de setembro de 2020

Por que as Certificações de Produtos são necessárias?

 

Infelizmente no Brasil, vivemos um cenário de descrédito das normatizações e leis. Ainda vivemos uma cultura em que o barato é sempre mais atrativo, sem levar em conta segurança e certificações. Por vezes, a falta de conhecimento leva ao desastroso destino do barato saindo caro. 

Quando lidamos com produtos inflamáveis, ou qualquer produto na realidade, precisamos que estes estejam de acordo com as normatizações nacionais para que tenhamos segurança. Não apenas segurança do produto em si, mas para quem os maneja ou para quem os utiliza, por exemplo. Indo além, as certificações asseguram baseadas na lei que, se algo acontecer, por menor que seja, estaremos amparados pela legislação e poderemos exigir nossos direitos

Certificação de Produto, o que é?

De maneira resumida, podemos dizer que a Certificação de Produto, também conhecida como Avaliação da Conformidade, é um processo sistematizado que acompanha e avalia a qualidade dos produtos. Esse sistema tem o objetivos de proporcionar um alto grau de confiança em empresas e produtos que seguem aos requisitos pré-estabelecidos em regulamentos técnicos ou legislação, sejam eles nacionais ou internacionais. 

Quais são os benefícios da certificação?

Pensar em certificação deve ser prioridade quando o assunto é escolha de um determinado produto. Os benefícios de apostar em produtos certificados acabam por valer cada centavo a mais gasto, isso porque os consumidores têm cada dia mais exigido qualidade e credibilidade nos produtos escolhidos e consumidos por eles. 

As certificações de produtos são poderosos instrumentos quando o assunto é desenvolvimento, para o consumidor, se tratando de segurança e para a indústria, gerando uma concorrência mais justa, o que estimula o melhoramento contínuo da qualidade. Além disso, os benefícios citados anteriormente também geram o incremento das exportações e o fortalecimento do mercado interno.

Compartilhe esse artigo:

Você também pode gostar de ler: